Estudantes de Gestão Ambiental visitam Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo

Postado em 01 de dezembro de 2023

Alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram uma visita de campo na APA do Carmo no âmbito da Disciplina de Gestão Ambiental (ACH1074). A atividade aconteceu no dia 24 de novembro, das 8h às 16h, e reuniu alunos das turmas matutina e noturna da disciplina sob responsabilidade dos professores Paulo Santos de Almeida e Gerardo Kuntschik, contando com a colaboração do estagiário PAE Danilo Pereira Sato.

O grupo foi recebido por Gustavo Feliciano Alexandre, Gestor da APA e funcionário da Fundação Florestal, que participou ativamente de toda a visita apresentando o histórico, contextos e projetos ambientais. O local visitado compreende um mosaico de Unidades de Conservação com diferentes graus de proteção ambiental, envolvendo distintas esferas administrativas, desde Parque Natural Municipal até a própria APA que é estadual e inclui, dentre outras, uma unidade do SESC.

Durante a visita, foram percorridas diferentes partes da APA que apresentam características e problemáticas específicas: um aterro sanitário em processo de recuperação, o Parque Urbano, o planetário, entre outros elementos. A disciplina tem uma abordagem territorial, e na visita foi possível identificar e discutir  diferentes conflitos ambientais e territoriais que acontecem na área e desafios de Unidades de Conservação no meio urbano. Foram abordados aspectos da  governança, composição e atuação do Conselho Gestor e articulação institucional entre organismos Estaduais e Municipais.

*Com informações do professor Gerardo Kuntschik.